sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Reinício das aulas

Atendendo a um único pedido de minha única leitora, vou tentar manter esse blog no ar por mais algum tempo. :) (Bom, pelo menos eu tenho uma leitora!)

As aulas na rede estadual paulista reiniciaram hoje, 18/02. Porque tão tarde? Não sei, mas se foi porque a Secretaria de Educação não conseguiu antes disso distribuir os materiais necessários (kits de material escolar e cadernos dos alunos com atividades curriculares - os "caderninhos"), então lamento informar que não funcionou. Estão faltando caderninhos de várias disciplinas, alguns só dão para algumas classes e, enfim, mais uma vez os alunos começam sem todo o material prometido pela SE.

À propósito desse assunto, segue um trecho da entrevista do Secretário de Educação para o SP Chat fornecida em 10/02/2010 e disponível em vídeo (Entrevista com o Secretário da Educação Paulo Renato de Souza) ou transcrita (parcialmente):

quarta 10 de fevereiro de 2010 1:06 
1:07  Ewerton da Silva
São Paulo

Sou estudante da rede estadual de ensino e moro no Itaim Paulista. Gostaria de saber a respeito do caderno do aluno: este ano ele vai chegar de acordo como o bimestre e com todas as disciplinas?


quarta 10 de fevereiro de 2010 1:10 
1:11  Paulo Renato Souza: Everton, nós estamos nos programando para isso. No ano passado, houve alguns atrasos, mas neste ano nós estamos trabalhando para que não ocorra nenhum atraso. Os Cadernos do Aluno são os grandes responsáveis pelas melhorias nas avaliações, do Saresp.  Eu credito a melhoria ao currículo, aos cadernos que foram entregues.

À propósito, se a intenção dos caderninhos incluia de alguma forma obrigar o professor a trabalhar em um ritmo mais acelerado, evitando que ele ficasse enrolando meses com um mesmo assunto do currículo, então o tiro saiu pela culatra e deve ter muita gente agradecendo por não ter "material" para dar aula. É curioso também que a suposta melhora nos resultados do Saresp se deva aos cadernos que foram entregues no ano passado, já que no ano passado eles poucos foram usados por terem sido entregues depois do "prazo de validade" (depois de terminado o bimestre letivo), mas se realmente foi assim, então basta deixá-los guardados em alguma salinha de tralhas e a mera existência deles deve dar conta dos problemas da educação, certo? Deixa prá lá...

Oficialmente declarou-se que o atraso no ano letivo se deve à "complexidade" da atribuição de aulas no início do ano (e ao Carnaval!!!). Ora bolas, com tanto professor querendo lecionar e disputando a unhas e dentes esse imenso salário, deve mesmo ser muito complexo atribuir as aulas no início do ano. Será que tem alguma relação com o fato da rede ter cerca de metade de seus professores não concursados?

Já com relação ao material didático do MEC... Bom, vamos descobrir na semana que vem se os alunos do ano anterior devolveram mesmo os livros (terceiros colegiais) e se o MEC repôs o material necessário. No ano passado faltou material: a escola disse que não era problema dela, a DE disse que não era problema dela e o MEC disse que não era problema dele. Então se o problema não é de ninguém é porque não deve ser problema e talvez os culpados sejam os alunos. Afinal eles existem e por causa dessa simples existência muita gente que gosta de ficar encostada se vê na necessidade de fingir melhor que trabalha. Então dá no que dá: um empurra para o outro e ninguém resolve nada.

Hoje só conheci meus dois terceiros anos do noturno. Já começaram me perguntando se iam sair mais cedo. :) Nada como alunos motivados! Mas para a tristeza deles quem saiu mais cedo fui eu, que só tinha quatro aulas. Àh, como é doce a vingança. :)

As duas classes onde fui hoje são bastante heterogêneas. Em uma delas parecem "calmos demais", muito passivos e talvez pouco produtivos. Veremos. Na outra parece que houve uma concentração de "atuantes" e "carentes de atenção" que querem disputar comigo seus cinco minutos de fama. Parece interessante...

Semana que vem conhecerei os dois terceiros da manhã e um primeiro noturno. Enquanto isso a "Nave Escola" continua à deriva e vamos tirando água com o baldinho.

Cabe reconhecer também que, conforme anunciado no site da Secretaria da Educação, o governo enviou mesmo tinta para pintarmos a escola. Não precisávamos de tinta, pois a escola estava muito bem conservada (mérito nosso - escola, comunidade e alunos - e não dos caderninhos), mas quem liga para as lousas esburacadas? Aliás, quem se preocupa em perguntar antes do que precisamos?

Um comentário:

  1. Ei! Só um protesto: eu também leio o seu blog e ainda indico determinados textos aos meus professores! Então mais de uma leitora tá garantido por aqui.
    beijos

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados, portanto pode demorar algum tempo (até três dias) para que o seu comentário seja publicado.

Eu não comento todos os comentários no próprio blog. Não entenda isso como descaso meu.

Muito obrigado por ter visitado meu blog, lido meu texto e o comentado.

Se tiver um blog também e quiser ligá-lo ao meu, fique à vontade. Se quiser que eu coloque um link do seu blog no meu blog, por gentileza envie-o à mim por e-mail.

Abraço,
Prof. JC