sexta-feira, 26 de junho de 2009

Porque as coisas podem vir a funcionar

No último post talvez eu tenha deixado a falsa impressão de que, já que as coisas não funcionam sempre na escola como deveriam, então devemos nos conformar com isso. Bom, não é nada disso e, para deixar isso bem claro hoje vou falar sobre "Porque as coisas podem vir a funcionar".

Depois de mais de uma década, recebemos, enfim, novos computadores e, substituímos assim as velhas carroças por máquinas mais potentes. A foto abaixo mostra alunos usando as novas máquinas na Sala de Informática. Alguns estavam lá fazendo as minhas tarefas (no contraturno, isto é, à tarde), outros fazendo outra coisa, mas todos bem tranquilos e sem ninguém para cuidar deles. E essa situação só foi possível porque há vários anos conseguimos reabrir a Sala de Informática e colocar as tralhas velhas para funcionar. Agora nossos alunos já têm condições e autonomia para cuidarem eles mesmos da Sala de Informática e dos computadores novos.










Enquanto isso... Na sala ao lado, que serve como laboratório de ciências e "Sala de Reuniões" (pois é, e também serve de depósito de porcarias diversas de vez em quando), três alunas apresentavam para o corpo docente, em horário de HTPC, a palestra que dariam para os alunos da escola toda sobre Meio Ambiente, Reciclagem e Consumo Consciente. Uma palestra muito boa, diga-se de passagem, e que faz parte de um projeto desenvolvido multidisciplinarmente na escola. Um viva à professora de Artes que está encabeçando o projeto!










Observem que as alunas estão usando um notebook (da escola) e um datashow (da escola) e que o fazem com desenvoltura, pois há dois anos já vêm fazendo isso de forma relativamente regular em várias disciplinas. Elas poderiam estar apresentando essa palestra em qualquer lugar (em uma empresa, em um congresso ou em praça pública, pois elas o fizeram muito bem).

Observe também que alguns professores estão com seus notebooks (talvez estejam consultando o Orkut, ou batendo papo no MSN durante a palestra) e isso também ocorre cada vez mais frequentemente na sala de aula. Conseguimos implantar um sistema wireless na escola toda com recursos próprios e um pouco de criatividade e agora podemos usar nossos notebooks (comprados com nosso dinheiro próprio) e os dois datashows da escola diretamente nas salas de aula usando a Internet!

Enfim, convivemos entre o último círculo do inferno de Dante e o colo macio das Valkirias de Odin, sobre uma corda banda em que podemos pender para qualquer lado e nunca temos muita certeza sobre para qual lado estamos pendendo. Mas sobre algo podemos sim ter certeza: as opções existem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados, portanto pode demorar algum tempo (até três dias) para que o seu comentário seja publicado.

Eu não comento todos os comentários no próprio blog. Não entenda isso como descaso meu.

Muito obrigado por ter visitado meu blog, lido meu texto e o comentado.

Se tiver um blog também e quiser ligá-lo ao meu, fique à vontade. Se quiser que eu coloque um link do seu blog no meu blog, por gentileza envie-o à mim por e-mail.

Abraço,
Prof. JC