terça-feira, 17 de novembro de 2009

A era do "Não tô nem aí"

Este post baseia-se no original que eu publiquei diretamente na seção de notícias no meu portal.

Nessa segunda-feira acabou o prazo de votação no concurso "Experiencia nota 10" do site NET Educação, onde eu havia inscrito um dos projetos que desenvolvi no ano passado.

Perdemos feio! Mas aprendemos algo com isso.

Embora o concurso não tenha analisado os projetos, apenas os colocou em votação para o público, eu cheguei mesmo a pensar que teríamos alguma chance de ganhar, pois parte do prêmio era um datashow para a escola e para votar no projeto não custava nada, bastando acessar o site do concurso e votar. A única exigência era fazer antes um breve cadastro rápido e gratuito e depois de votar confirmar o CPF (o que exige do votante que ele tenha CPF e "elimina" a possibilidade de muitos estudantes que não têm CPF votarem).

Eu divulguei o projeto na Internet, no meu site, no meu blog e em várias listas, fóruns e grupos de discussão dos quais participo. Além disso, avisei todos os meus alunos e coloquei nos corredores da escola diversos cartazes falando sobre o concurso, o prêmio, como votar e como acessar o site. Também comuniquei a gestão da escola, a coordenação, a secretaria e os colegas professores.

Bom, noves fora nada, o resultado foi que o meu projeto teve 24 votos e o projeto ganhador teve 884. Parabéns ao vencedor! E, diga-se de passagem, o projeto vencedor é um belo projeto mesmo.

Resta então apenas uma breve reflexão sobre a origem desses 24 votos... De onde terão vindo?

Entre meus amigos virtuais que disseram ter votado no meu projeto já dá para somar quase esse número. Na minha escola, entre professores, gestão e funcionários da secretaria, passamos tranquilamente desse número e, finalmente, entre meus alunos com CPF, e sem contar os demais alunos da escola para os quais não leciono, certamente teríamos muitos votos possíveis. Considerando ainda que divulguei o projeto na Internet para um público estimado de cerca de 30.000 pessoas da área de Educação, o retorno em votos foi algo como 0,001%. Nada mal!

Por fim, tomando-se em conta que o projeto era realmente bom, a causa era justa e o custo de votar nele era nulo, acho que só resta uma boa explicação para essa absoluta falta de votos: ninguém se importa. Simples assim.

Mas porque será que ninguém se importa se a grande maioria, incluindo aí os "amigos engajados", os professores e gestores da escola e, principalmente, seus alunos, vira e mexe pousam de defensores da educação, amigos da escola, etc.?

Eu vi também os resultados dos demais projetos e, com exceção do projeto ganhador e de um segundo projeto, também bastante votado, todos os demais naufragaram em cifras semelhantes ou piores que esses fatídicos 24 votos. Porque?

É compreensível que o Fulano de Tal que mora lá longe e nunca ouviu falar do autor, do projeto ou da escola, possa escolher o projeto em que votar pelo seu "gosto", mas o que dizer dos alunos, pais, professores e gestores da própria escola que concorria com o projeto?

Porque as pessoas que deveriam se importar, não se importam? Onde erramos como sociedade, como comunidade e como grupo? Ou será que a época é mesmo "a era do não tô nem aí"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados, portanto pode demorar algum tempo (até três dias) para que o seu comentário seja publicado.

Eu não comento todos os comentários no próprio blog. Não entenda isso como descaso meu.

Muito obrigado por ter visitado meu blog, lido meu texto e o comentado.

Se tiver um blog também e quiser ligá-lo ao meu, fique à vontade. Se quiser que eu coloque um link do seu blog no meu blog, por gentileza envie-o à mim por e-mail.

Abraço,
Prof. JC