segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Bugigangas de professor

Uma sugestão de atividade interessante que recebemos para a área de Física foi a da construção de uma "caixa preta" para discutirmos com os alunos os "modelos explicativos da ciência e da Física, em particular". De fato é uma atividade interessante e que pode render bons frutos se for bem conduzida. Aproveitei para tirar a poeira da minha "Caixinha de Glub-Glub" (é o nome da minha caixinha secreta). No meu blog de Física ("Física com Sabor") eu aproveitei para fazer algumas considerações sobre essa atividade.

Isso me leva a refletir sobre a enormidade de bugingangas educacionais que vamos juntando ao longo da vida. Todos nós, professores de Física, temos algumas dessas bugigangas, mas quero aproveitar aqui para convidar os colegas para conhecer uma coleção de bugigangas de causar inveja a qualquer professor de Física: a Coleção de Bugigangas do Professor Léo!

Francamente falando, morro de inveja dessa coleção! Tentarei roubá-la um dia, pois para construir uma igual seria preciso ter uma vida toda a mais e dedicá-la arduamente para esse propósito, como fez o professor Léo (Luiz Ferraz Netto), de quem tenho orgulho de ser "amigo virtual".

Mas não é só isso que ele tem não! Ele tem um portal, há anos, todo dedicado à Física e, em especial, à Física do Ensino Médio. Uma verdadeira obra de arte e de mestre que eu visito sempre. Uma maravilha! Se você ainda não conhece o "Feira de Ciências", caramba, isso não tem perdão, vá logo conhecer.

É por essas e outras que eu não desanimo nunca (Sou brasileiro e não desisto nunca! Se desistisse não teria eleito o sujeito que acabou tornando essa frase famosa, hehe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados, portanto pode demorar algum tempo (até três dias) para que o seu comentário seja publicado.

Eu não comento todos os comentários no próprio blog. Não entenda isso como descaso meu.

Muito obrigado por ter visitado meu blog, lido meu texto e o comentado.

Se tiver um blog também e quiser ligá-lo ao meu, fique à vontade. Se quiser que eu coloque um link do seu blog no meu blog, por gentileza envie-o à mim por e-mail.

Abraço,
Prof. JC