quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Computador do Professor: cadê???

Pois é, cadê o computador do professor?

Desde outubro do ano passado eu e mais alguns milhares de professores manifestamos nosso interesse em adquirir um notebook com preço razoável e bom prazo de financiamento como fora oferecido pelo programa Professor em Rede da SEE.

Ventilou-se, na época, que esses computadores seriam adquiridos ainda no final de 2008. O fato é que já estamos em fevereiro de 2009 e não há nenhuma notícia sequer sobre o destino desse projeto.

No final do ano passado entrei em contato com o pessoal do programa (infoeducacao@educacao.sp.gov.br) e perguntei sobre o andamento do projeto. A resposta que recebi foi que eu deveria visitar o site do programa regularmente (???). Isso é o mesmo que dizer "não tenho a menor idéia". :)

Hoje enviei novamente um e-mail para o pessoal do programa, mas confesso que não tenho a menor esperança de receber qualquer resposta decente. Provavelmente eu deva receber uma cópia automática da mesma mensagem que recebi antes me orientando a "continuar entrando no site do programa".

Mas porque estou preocupado com isso, afinal?
  1. Sou um "Professor Digital" e uso a tecnologia para melhorar as minhas aulas, logo, preciso de um notebook para torná-las ainda melhor;
  2. Contrariamente ao que pregam aqueles que não recebem salários de professores, mas ganham muito bem para encherem a mídia de artigos dizendo que os professores ganham bem, que salários maiores não melhoram a qualidade do ensino e outras pérolas pagas desse naipe, preciso de financiamento e subsídio para poder comprar um notebook;
  3. O notebook "prometido" tem um configuração que "era boa" em outubro do ano passado, que agora "é regular" e que "corre o risco de se tornar ruim" se esse notebook demorar muito para sair da dimensão das promessas;
  4. O preço estimado para a época (R$ 1.542,00 0), que não era tão ruim, já está se tornando alto em função da desvalorização natural dos produtos tecnológicos e, com a crise mundial provavelmente teremos muitos notebooks sem dono implorando para serem adquiridos por precinhos camaradas e financiamentos à perder de vista. (Veja abaixo um print de tela de um notebook com a mesma configuração e com preço inferior (R$ 1.499,00) ao preço "subsidiado" que a SEE previu em outubro do ano passado - observe a data de hoje destacada na imagem dentro da elipse azul). Clique na imagem para ampliá-la.

Enfim, meus planos para utilizar extensivamente o notebook nas sala de aula parece que foram por água abaixo. Tomara que não falte giz e que tenham consertado as lousas das salas. :)

Um comentário:

Todos os comentários são moderados, portanto pode demorar algum tempo (até três dias) para que o seu comentário seja publicado.

Eu não comento todos os comentários no próprio blog. Não entenda isso como descaso meu.

Muito obrigado por ter visitado meu blog, lido meu texto e o comentado.

Se tiver um blog também e quiser ligá-lo ao meu, fique à vontade. Se quiser que eu coloque um link do seu blog no meu blog, por gentileza envie-o à mim por e-mail.

Abraço,
Prof. JC