quinta-feira, 5 de março de 2009

Logística escolar

Segundo a Wikipédia, "Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa".

As aulas iniciaram em 16/02, após um ligeiro atraso imprevisto decorrente de outros imprevistos e atrasos, mas somente hoje, 04/03, desesseis dias após o início das aulas, tive a feliz oportunidade de conhecer enfim os meus alunos de duas primeiras séries. Agora já (quase) posso dizer que consegui entrar em todas as minhas salas de aula.

O meu planejamento escolar para a disciplina de Física já está pronto e publicado na Biblioteca Digital do meu site, mas os Cadernos do Professor, que eu procurarei usar como parte das atividades de ensino regular em minhas aulas, ainda não chegaram na minha escola. E ainda teremos mais uma ou duas semanas até que os cadernos dos alunos sejam distribuidos para eles (e depois mais alguns dias até que os cadernos que faltarão possam ser providenciados e distribuídos... E mais alguns dias até que os livros didáticos que faltam sejam também providenciados, ou não, e distribuídos, ou não - como diria Caetano).

O horário de aulas, que muda todo dia, estava finalmente pronto ontem (segunda-feira), mas hoje não apenas ele terá que ser mudado como também terá que ser mudada a carga horária de alguns professores, pois sob orientação dos "superiores" minha escola "extinguiu" uma classe de segundo colegial do período da manhã e abriu outra no período da noite. Logo, teremos mais uma semana de tentativas de acerto do horário de aulas em função dessas mudanças; teremos alunos mudando de sala e um novo recomeço nas novas salas "misturadas". Claro, teremos professores que perderão aulas e aulas que não terão professores, mas como tudo é feito para o bem dos alunos...

Dizem que o segredo para o sucesso de uma empresa, seja lá qual for a empresa, é possuir uma boa logística global. Um bom planejamento e uma execução rigorosa desse planejamento dentro de um cronograma também muito bem planejado permitem que as engrenagens funcionem em sincronia, sejam elas mecânicas ou sociais.

Só a escola teima em querer ser uma espécie de "ET" para o qual não se deve aplicar nenhuma das ciências, sejam exatas ou humanas. É como se a escola fosse uma espécie de criatura sobrenatural para a qual não pode haver uma lógica, uma razão e uma tecnologia que façam sentido. A escola parece ter a pretensão de querer transcender a humana materialidade da existência e se colocar no patamar das deidades cujos caprichos ditam novas leis a cada novo desejo.

É nessa escola, onde a logística é um capricho de deuses loucos, que temos que tornar realidade os mandamentos sacrossantos de uma bíblia reescrita a cada dia. Saravá, mozifio!

3 comentários:

  1. Concordo, a falta da Logística na Educação prejudica muito o início do ano letivo em todo o setor público e principalmente por causa dos nossos governantes (que não sei se por falta de conhecimento)não contratam pessoas qualificadas para organizar o setor de distribuição nas entregas dos materiais, isso já facilitaria muito o início do ano em toda rede.

    ResponderExcluir
  2. Acredito, que nossos governadores querem um povo ignorante e sem cultura, pois és mais fácil de manipular.. poisnão investindo na Educação conseguem o que querem, Certo ??

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados, portanto pode demorar algum tempo (até três dias) para que o seu comentário seja publicado.

Eu não comento todos os comentários no próprio blog. Não entenda isso como descaso meu.

Muito obrigado por ter visitado meu blog, lido meu texto e o comentado.

Se tiver um blog também e quiser ligá-lo ao meu, fique à vontade. Se quiser que eu coloque um link do seu blog no meu blog, por gentileza envie-o à mim por e-mail.

Abraço,
Prof. JC