terça-feira, 10 de março de 2009

Se os alunos fazem, porque os professores não fazem?

Nas semanas anteriores apresentei para meus alunos a minha famosa "Caixinha de Glub-Glub", uma caixinha com um mecanismo de funcionamento desconhecido pelos alunos que serve de apoio para a discussão sobre os modelos explicativos da ciência em geral e da Física em particular, além de propiciar uma rica discussão sobre o "método científico" de uma forma geral nos primeiros colegiais, o modelo atômico da matéria nos segundos colegiais e o experimento de espalhamento de Rutherford no terceiro colegial.

Minha Caixinha de Glub-Glub é secreta, é claro, e ela tem essa função mesmo: ser secreta! Muitos alunos proõem explicações para seu mecanismo bem próximas da realidade (será mesmo?), mas alguns deles extrapolam e criam suas próprias caixinhas secretas. Foi isso que ocorreu na turma do terceiro colegial do EJA, onde um aluno que gosta de fazer miniaturas e de construir coisas criou sua própria "Caixinha do Curioso" com um mecanismo que ele desenvolveu sozinho, sem ter a menor idéia do mecanismo de funcionamento da minha caixinha. Veja abaixo o filme que ele memso fez mostrando o mecanismos de funcionamento da sua "Caixinha do Curioso":


A grande questão aqui é: se até nossos alunos fazem esses brinquedinhos que são bastante úteis como ferramentas pedagógicas, porque nós professores achamos que não temos tempo para fazê-los? Será falta de tempo mesmo ou haverá também ai uma certa "má vontade"? Seja lá como for, além da sugestão de mecanismo que dei em uma mensagem anterior (com link para o artigo que descreve a caixa-preta, veja no meu blog "Física com Sabor"), temos agora mais essa sugestão, dada por um aluno do EJA e que, convenhamos, é uma excelente sugestão.

Obrigado, Toninho! Alunos como você é que pagam de fato o meu salário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados, portanto pode demorar algum tempo (até três dias) para que o seu comentário seja publicado.

Eu não comento todos os comentários no próprio blog. Não entenda isso como descaso meu.

Muito obrigado por ter visitado meu blog, lido meu texto e o comentado.

Se tiver um blog também e quiser ligá-lo ao meu, fique à vontade. Se quiser que eu coloque um link do seu blog no meu blog, por gentileza envie-o à mim por e-mail.

Abraço,
Prof. JC